sábado, 21 de maio de 2011

Tinta guache, pincel e papel

É importante que a criança tenha desde cedo contato com artes e seus vários objetos que possibilite a exploração em várias situações diferentes.
O objetivo da arte nos primeiros anos de vida da criança, como a pintura e a exploração de texturas de tintas e melecas, é estimular os sentidos, como o tato e a visão.

Na arte plástica relacionada a pintura, podemos utilizar vários materiais para a exploração das crianças, possibilitando a sua criatividade, curiosidade e aprendizagem.

Sugestões de materiais:
Pincéis, rolinhos de pintor, esponjas, tinta guache de várias cores (de preferência as cores primárias - vermelho, amarelo e azul), papéis de vários tamanhos, caixa de papelão e tecidos liso.

As atividades podem ser realizadas em sala de aula, espaço aberto ou oficina de artes.
Os pequenos adoram trabalhar livremente na exploração de tintas, pincéis e papéis.
Para que o andamento da proposta ocorra bem, é necessário preparar o local da atividade, deixando a mão todo o material a ser usado.

Uma sugestão como primeira atividade na exploração de tintas, pincéis e papel e que agrada as crianças de 0 a 3 anos, é colocar papéis no chão e na parede, oferecer tinta guache aos alunos, pincéis e deixar que eles deixem sua marca.
Pode acontecer das crianças em vez de usar o pincel prefira usar as mãozinhas para realizar sua pintura. Lembre-se de não repreender a criança por não querer utilizar o pincel, deixe que explorem a sua criatividade da maneira que quiserem, pois a graça da criação, é criar algo livremente.

É importante que as crianças durante esta atividade, estejam usando roupas que possam sujar.

Tendo a oportunidade de documentar a atividade, é importante que se faça um registro de fotos e registro escrito, para uma futura exposição juntamente com o material produzido na atividade, para conhecimento dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário