segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto Identidade (Parte 1)

Apresentação:
 O presente projeto tem por objetivo apresentar as crianças uma visão mais ampla de quem elas são, enfocando um pouco da história da sua família e o conhecimento do meio social que convivem.

Este projeto visa integrar as crianças ao mundo ao seu redor, reconhecendo as pessoas que fazem parte de sua vida e o papel de cada uma dentro da sociedade, uma vez que constatamos que a maioria das crianças tem o seu convívio social à maior parte do tempo com adultos (pais, avós, tios, etc.), necessitando fazer convívio em uma sociedade adulta e sem conhecer a função de cada um.

Isto viabiliza o trabalho de sociedade e natureza (localização, meio ambiente, meio social), linguagem (conversas, cantigas) e matemática (quantos somos, qual a minha idade, meu número de telefone), o que amplia seus olhares em relação ao mundo e ao próximo, desenvolvendo seu potencial cognitivo e emocional.

Justificativa:
 Ao elaborar este projeto, pensou-se na possibilidade de trabalhar a individualidade de cada criança, o seu ‘eu’ e a sociedade coletiva em que ela está inserida, para se retratar os valores e temas atuais de nosso país. O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança genética e cultural que herdamos de nossos pais, bem como o impacto da sociedade nas nossas vidas como cidadãos, bem como despertar e desenvolver o interesse pelos deveres cívicos.

Objetivo Geral:
 Valorizar a sua identidade, herança cultural e a sociedade.

Duração:
 6 meses


Temas a serem trabalhados:
 Quem sou eu? Eu sou único
Tenho uma família
Esta é minha escola
Conheça o meu bairro
São Paulo é minha cidade
Brasil, meu Brasil brasileiro
Planeta Terra
  
Procedimentos metodológicos:
Exposição de fotografias
Desenhos
Modelagem com diversos materiais
Maquete
Feira cultural

Observação: Vale a pena lembrar que é necessário levar em conta a realidade vivida pela criança, ter conhecimento de como a sua família é constituída.

Segue algumas atividades para se trabalhar no desenvolvimento do Projeto Identidade.

1 – Questionário (Atividade para casa)
Com a ajuda do papai e da mamãe, conte um pouco de você para nós:

Meu nome é: ___________________________________________________________
Nasci na cidade de _______________________________________________________
Na maternidade _________________________________________________________
No dia ________ no mês _______________________ no ano ____________________
Meu parto foi: __________________________________________________________
Nasci com ________ cm e ________ kilos
Com quem me acharam parecido? ___________________________________________
Nome da mamãe: ________________________________________________________
Nome do papai: _________________________________________________________
Tenho _____ irmãos, e eles se chamam ______________________________________
______________________________________________________________________
Nome da vovó materna: ___________________________________________________
Nome do vovô materno: __________________________________________________
Nome da vovó paterna: ___________________________________________________
Nome do vovô paterno: ___________________________________________________
Quem me deu meu primeiro banho? _________________________________________
Quando saiu meu primeiro dentinho? ________________________________________
Comecei a andar com ____________________________________________________
Comecei a freqüentar a escola com: _______ anos _________ meses
Minha primeira professora se chama: ________________________________________
Minha brincadeira favorita é: ______________________________________________
Minha comida favorita é: __________________________________________________
Tenho alergia a: _________________________________________________________
Quando tenho febre, tomo: ________________________________________________
Meu animal de estimação é: _______________________________________________
Meu animal de estimação se chama: _________________________________


OBS: O objetivo desta atividade é realizar uma sondagem sobre a criança e sua família e resgatar um pouco da história pessoal de cada criança, pois ajudará muito no desenvolvimento das outras atividades e também é uma maneira para que os pais participem de forma ativa ao projeto.



2 – Por que me chamo ____________________ e quem escolheu o meu nome?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

OBS: Esta também é uma atividade para casa, onde os pais irão contar para o(a) filho(a) porque escolheram este nome e escrever no papel e enviar para a escola. Em sala de aula a educadora pode incentivar as crianças a contarem porque ela tem este nome e quem escolheu. No caso das crianças menores, a educadora poderá ler a história de cada um e solicitar as crianças que repitam os seus nomes e quem os escolheu, incentivando assim a individualidade de cada criança de sua turma.

3 – Olhei-me no espelho e vi como sou bonito(a). Recorte de uma revista e cole aqui uma figura que se pareça com você:

OBS: Mostrar para as crianças que elas são únicas, cada uma com um rostinho diferente, mas que podemos parecer com outras pessoas.

4 – Todos nós fazemos parte de uma família. Faça um desenho de sua família:
OBS: Deixe que a criança desenhe livremente a sua família e use a sua criatividade inserindo no desenho da família, um animal de estimação e quem ela achar necessário.

5 – Papai e mamãe também já foram crianças, veja a foto deles e cole aqui:
OBS: Peça com antecedência a foto dos pais quando eram crianças para realização desta atividade. É importante conversar com as crianças enquanto mostra as fotos e pergunte para elas se sabem quem são as pessoas daquelas fotos e dizer a elas que um dia o papai e a mamãe também foram crianças e que um dias elas serão adultas como o papai e a mamãe.

Músicas são muito importante em todo o projeto pedagógico e no desenvolvimento cognitivo da criança, por esta razão segue a sugestão de uma canção sobre família.

"Uma Família Feliz"

Minha mãe é um amor
O meu pai trabalhador
Somos pois como se diz:
"Uma família bem feliz!"
Minha irmã é uma flor
Meu irmão é protetor
Somos pois como se diz:
"Uma Família bem feliz!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário