sábado, 21 de maio de 2011

Educação Inclusiva

"Para quem não enxerga iu não consegue se movimentar, equipamentos, objetos e brinquedos inclusivos possibilitam um aprendizado mais fácil." (Nova Escola - Out. 2006)

Segundo Mantoan, "A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizados pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais."

A proposta de escola inclusiva é para que todas as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE), devem ir as escolas da rede regular de ensino e ser bem atendidas.
Para ser uma escola inclusiva, não basta apenas abrir suas portas para pessoas com NEE, isso requer muitas mudanças e melhoras nas condições físicas e de atendimento das instituições de ensino.
A construção de uma escola inclusiva deve ser além do papel ou de discursos que ouvimos, é necessário romper o preconceito de exclusão e ter uma visão aberta aos diferentes modos de aprender e ser. O grande desafio da implementação de uma escola inclusiva, é a criação de uma escola organizada para atender estas necessidades.
Os projetos pedagógicos deverão ser elaborados de uma maneira a considerar as diferenças na forma de aprendizagem dos alunos.
É importante que a escola garanta a presença de educadores capacitados e especializados, com formação iniciada e continuada em educação especial, para atender as necessidades educacionais especiais destes alunos.

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