segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sugestões para início de férias escolares 2011

Segue algumas sugestões de atividades que estarão acontecendo na cidade de São Paulo durante as férias escolares do mês de julho.

01/07/2011- às 17h00
Férias na Cultura - Contos daqui e de lá - Jogando nos Continentes.
Local: Livraria Cultura Bourbon Shopping São Paulo

01/07/2011- às 18h00
Férias na Cultura - Contos daqui e de lá - O gato da sorte - Maneki Neko (Japão)
Local: Livraria Cultura Shopping Market Place

01/07/2011- às 18h00
Férias na Cultura - Contação de histórias - Dom Quixote
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos

02/07/2011- às 11h00
Férias na Cultura - Contação de histórias - Livro 'Quem sou eu'?
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional

02/07/2011- às 15h00
Férias na Cultura - Circuito Estadinho - Tem história no Livro com Andi Rubenstein
Local: Livraria Cultura Shopping Market Place

02/07/2011- às 16h00
Férias na Cultura - Contação de histórias bilingue Language em Life - Fairy Tales
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos

02/07/2011- às 17h00
Férias na Cultura - Contação de histórias - Dom Quixote
Local: Livraria Cultura Shopping Market Place

02/07/2011- às 18h00
Férias na Cultura - Museu na Cultura - Mestres das artes nos continentes
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos

03/07/2011- às 13h00
Domingo é Dia de Teatro - Um mar de histórias, com Cia Palavras Andantes
Local: Livraria Cultura Shopping Market Place

03/07/2011- às 18h00
Teatro éum Barato! Chapeuzinho Vermelho apareceu na cidade grande...
Local: Livraria Cultura Bourbon Shopping São Paulo

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cardapio para lanche e almoço escolar para crianças de 2 a 5 anos

É nessa fase que a criança cria os hábitos alimentares que se estenderão pela vida toda.
Portanto, pode não ser fácil introduzir uma alimentação saudável no início, com frutas, sucos naturais e grãos intergrais, mas essa atitude certamente ajudará a criança a ficar bem longe de possíveis doenças futuras.

Segue uma sugestão de cardápio saudável a ser servido por instituições escolares.
Os itens descritos neste cardápio, é quando todas as refeições são servidas pela escola e não quando principalmente o lanche é enviado de casa. Por esta razão muitas escolas estão servindo todas  as refeições com o valor já incluso na mensalidade escolar, para justamente introduzir um hábito alimentar saudável nas crianças, evitando assim, bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos, doces nos lanhes.

Segunda-feira
Lanche da manhã: 1/2 banana amassada com aveia e mel
Almoço: Arroz, feijão, carne moída com batata, repolho e cemoura picadinha refogada.
Sobremesa: Gelatina
Lanche da tarde: 1 pão de leite com queijo branco e 200 ml de suco de maçã.

Terça-feira
Lanche da manhã: 4 biscoitos de côco e 200 ml de suco de laranja.
Almoço: Macarrão com molho de frango desfiado, salada mix de folhas (alface, agrião, rúcula...).
Sobremesa: 1 fatia de mamão papaia.
lanche da tarde: 3 cookies com grãos e 200 ml de leite com achocolatado.

Quarta-feira
Lanche da manhã: Mix de frutas picadas com iogurte. 
Almoço: Arroz, feilão, batata sotê, filé de peixe grelhado, salada de alface, tomate e cereja.
Sobremesa: 1 pêra cortada em pedaços pequenos.
Lanche da tarde: 1 pedaço de bolo de cenoura e 200ml de suco de morango.

Quinta-feira
Lanche da manhã: Gelatina de framboesa com pedacinhos de morango.
Almoço: Arroz, feijoada light (carne seca e linguiça), couve ralada refogada.
Sobremesa: Laranja
Lanche da tarde: 1 pão de batata com requeijão e 200ml de suco de abacaxi.

Sexta-feira
Lanche da manhã: Salada de frutas com cereais.
Almoço: Arroz com brócolis picadinho, feijão, filé de frango grelhado com cogumelos, purê de batata, salada de pepino, beterraba e manga.
Sobremesa: 1 fatia pquena de melância.
Lanche da tarde: 1 mini brioche com geléia de frutas e 200ml vitamina de banana, maçã e mamão com mel.

O suco deverá ser servido sem açúcar para criar hábitos saudáveis, porém seja necessário adoçar, deverá ser feito com açúcar mascavo ou mel.

Fontes: Site Maple Bear
              Site Colegio Itatiaia

Parcerias


                                        www.psicopedagogavaleria.com.br
                         oficinas e materiais psicopedagógicos


Parcerias estão surgindo em apoio ao meu trabalho neste blog.
Se você quer fazer uma parceria, basta enviar um e-mail para: tialuluprojetos@hotmail.com

terça-feira, 14 de junho de 2011

Projeto: Meu primeiro livro

Faixa etária: Mini e Maternal (2 e 3 anos)

Título: "Aconteceu com a Margarida"

Objetivos:
*Estimular o gosto pela leitura.
*Propiciar a descoberta de novos elementos
*Trabalhar e estimular a criatividade e curiosidade
*Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura e histórias.

Desenvolvimento:
1- Apresentação do tema a ser trabalhado
*Desenho / pintura
*Música
*Contação de história

2- Apresentação das personagens da história
*Música
*Desenho / pintura
*Cartazes

3- Confecção do livro de história
*Produção coletiva
OBS: Pode-se apresentar neste tema a confecção de dois livros distintos. Um com o desenho da história original pintado pelas crianças e outro com o material trabalhado no desenvolvimento do projeto por exemplo, figuras, com a história sendo recontada pelas crianças.

Culminância
As crianças irão fazer a experiência da sementinha, colocando o feijão para germinar no algodão dentro de um copo plástico para café e acompanharão diariamente o despertar da sementinha.
No ultimo dia do desenvolvimento do projeto, as crianças irão para a área verde da escola apresentar para as outras turmas o destertar da sementinha que se transforma em uma flor e cantarão a música: "Onde está a Margarida."

Conteúdos integrados:
Matemática: Sequência númerica
Linguagem oral: História / músicas
Natureza e sociedade: Animais, sol, lua, estrelas, terra, água
Artes: Coordenação motora

Avaliação
Deverá ser contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades.
O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais ao final de cada bimestre.










sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia Nacional da Língua Portuguesa (10 de Junho)

Com mais de 240 milhões de falantes e espalhada pelos 5 continentes, a Língua Portuguesa é o quinto idioma mais falado no mundo.
Além dos 8 países que tem como seu idioma oficial (Portugal, Barsil, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Timor Leste, São Tomé e Princípe e Moçambique), mais de 5 milhões de pessoas constituem comunidades portuguesas pelo mundo.
Mesmo sob a inflência de vários idiomas, a língua é considerada doce, romântica e agradável por diversos autores.
O dia 10 de Junho homenageia Luís de Camões, poeta português que faleceu no dia 10 de Junho de 1580.

Uma dica de passeio para este final de semana, é uma visita ao Museu da Língua Portuguesa.
Aos sábados a visitação ao Museu é gratuita.

Horários de funcionamento:
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 17h.
Museu: de terça a domingo, das 10h às 18h.
Não abre às segundas-feiras


Ingressos:
R$ 6,00
Estudantes com carteirinha pagam meia-entrada.
Professores da rede pública com holerite e RG, crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 anos não pagam ingresso.
Não há venda antecipada de ingresso.
 



Local:
Praça da Luz, s/nº
Centro - São Paulo - SP
(11) 3326-0775
museu@museulp.org.br


terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto Identidade (Parte 2)

O próximo espaço a ser trabalhado, é o ambiente escolar, pois é muito importante que a criança conheça toda a sua escola, as pessoas que nela trabalham e suas funções.

Segue sugestões de atividades.

1 - Fazer um passeio pela escola para conhecer todas as dependências escolar e depois em sala de aula conversar com as crianças sobre o que elas virão no passeio e relacionar o que tem na escola.

2 - Colorir o desenho de uma escola.

3 - Qual o nome da escola? (trabalhar as letras iniciais no caso das crianças menores e o logotipo)

4 - Tenho uma linda professora e ela se chama _______________. Desenhe ou pinte a professora com capricho.

5 - Na minha escola trabalham muitas pessoas para que eu fique bem e aprenda. (Nesta atividade é interessante relacionar o nome de cada funcionário e sua função e contar para as crianças pelo que cada um é responsável).
Pode se trabalhar com fotos, ou recorte de revistas para ilustração das fulções desempenhada por cada um.

6 - Quantos amiguinhos tenho na minha sala? (trabalhar os numerais de forma criativa e divertida, com palitos de sorvete, canudinhos, tampinhas de garrafas etc).

7 - Desenhe algum objeto que temos em sala de aula.

8 - Quando estava vindo para a escola, no caminho eu vi ________
(Desenhe o que viu).

Saindo do ambiente escolar e observando e aprendendo um pouco mais sobre o nosso espaço no mundo.

São Paulo
1 – Música: São Paulo – interprete: Biafra
Trabalhar os vários itens da cidade de São Paulo que é citado na música. (fauna urbana, profissões)
Montar uma maquete da miniatura da cidade de São Paulo para exposição.
Montar uma cidade com os blocos lógicos.

2 – Músicas Aquarela / Brasil, meu Brasil brasileiro
Duas músicas riquíssimas em conteúdo para se falar do Brasil.
Pintura do mapa do Brasil.
Confecção da bandeira nacional – significado de cada cor da bandeira.
Trabalhar a formação da cultura brasileira, tendo sua influência da cultura indígena, européia e africana, trabalhando confecção de materiais, brinquedos, músicas, brincadeiras, palavras do nosso cotidiano advindas destas culturas.


3 – Planeta Terra
Música: Xote ecológico – Luis Gonzaga / Cio da Terra
Localização do Brasil no globo terrestre.
Importância de cuidar do planeta, pois a Terra é a nossa casa.


OBS: LEMBRANDO QUE AQUI SÃO ALGUMAS SUGESTÕES, PORÉM TEM MUITAS COISAS QUE DÁ PRA SE TRABALHAR DENTRO DE CADA ASSUNTO RELACIONADO NESTE PROJETO.