quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cardapio para lanche e almoço escolar para crianças de 2 a 5 anos

É nessa fase que a criança cria os hábitos alimentares que se estenderão pela vida toda.
Portanto, pode não ser fácil introduzir uma alimentação saudável no início, com frutas, sucos naturais e grãos intergrais, mas essa atitude certamente ajudará a criança a ficar bem longe de possíveis doenças futuras.

Segue uma sugestão de cardápio saudável a ser servido por instituições escolares.
Os itens descritos neste cardápio, é quando todas as refeições são servidas pela escola e não quando principalmente o lanche é enviado de casa. Por esta razão muitas escolas estão servindo todas  as refeições com o valor já incluso na mensalidade escolar, para justamente introduzir um hábito alimentar saudável nas crianças, evitando assim, bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos, doces nos lanhes.

Segunda-feira
Lanche da manhã: 1/2 banana amassada com aveia e mel
Almoço: Arroz, feijão, carne moída com batata, repolho e cemoura picadinha refogada.
Sobremesa: Gelatina
Lanche da tarde: 1 pão de leite com queijo branco e 200 ml de suco de maçã.

Terça-feira
Lanche da manhã: 4 biscoitos de côco e 200 ml de suco de laranja.
Almoço: Macarrão com molho de frango desfiado, salada mix de folhas (alface, agrião, rúcula...).
Sobremesa: 1 fatia de mamão papaia.
lanche da tarde: 3 cookies com grãos e 200 ml de leite com achocolatado.

Quarta-feira
Lanche da manhã: Mix de frutas picadas com iogurte. 
Almoço: Arroz, feilão, batata sotê, filé de peixe grelhado, salada de alface, tomate e cereja.
Sobremesa: 1 pêra cortada em pedaços pequenos.
Lanche da tarde: 1 pedaço de bolo de cenoura e 200ml de suco de morango.

Quinta-feira
Lanche da manhã: Gelatina de framboesa com pedacinhos de morango.
Almoço: Arroz, feijoada light (carne seca e linguiça), couve ralada refogada.
Sobremesa: Laranja
Lanche da tarde: 1 pão de batata com requeijão e 200ml de suco de abacaxi.

Sexta-feira
Lanche da manhã: Salada de frutas com cereais.
Almoço: Arroz com brócolis picadinho, feijão, filé de frango grelhado com cogumelos, purê de batata, salada de pepino, beterraba e manga.
Sobremesa: 1 fatia pquena de melância.
Lanche da tarde: 1 mini brioche com geléia de frutas e 200ml vitamina de banana, maçã e mamão com mel.

O suco deverá ser servido sem açúcar para criar hábitos saudáveis, porém seja necessário adoçar, deverá ser feito com açúcar mascavo ou mel.

Fontes: Site Maple Bear
              Site Colegio Itatiaia

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